17 de jul. de 2008

HISTÓRIA DE PAI JOÃO DE CAMARGO



Missionário negro, compositor, médium, curandeiro também conhecido como médico dos pobres. Nhô João, nasceu no dia 16 de maio de 1858, na fazenda dos Camargo Barros, bairro dos Cocaes em Sarapuí/SP, faleceu no dia 18 de setembro de 1942 na cidade de Sorocaba, filho de Francisca, escrava de Luís de Camargo Barros e de pai incógnito, batizado na Igreja Matriz de Nossa senhora das Dores de Sarapuí. Como escravo cresceu na fazenda em que nascera, herdou o sobrenome da família Camargo Barros, analfabeto não teve acesso à educação institucional, veio para Sorocaba logo após a abolição da Escravatura, 13 de maio de 1888.Trabalhou em Sorocaba como cozinheiro para Manuel Lopes Monteiro, e também para a família de Inácio Pereira da Rocha. Em 1893, alistou-se como soldado voluntário, no batalhão dos Voluntários Paulistas, deu baixa em sua carreira militar em 1895, quando a Revolução Federalista terminou, passou a trabalhar na lavoura em Pilar do Sul, lugar onde conheceu Escolástica do Espírito Santo, sua esposa. Voltou para Sorocaba em meados de 1890, época em que Sorocaba fora atacada pela epidemia de febre amarela o que fez o casal abandonar a cidade e mudar-se para o bairro da Ilha, em Salto de Pirapora. Após cerca de cinco anos de convivência matrimonial vieram a separar-se por incompatibilidade. João de Camargo retornou à Sorocaba para recomeçar a vida, trabalhou em vários empregos para sobreviver desde o campo trabalhando na lavoura a olarias fazendo tijolos e telhas.


Recebera influência na prática de curandeirismo e na religiosidade africana com sua mãe, Nhá Chica, de sua sinhazinha, Ana Teresa de Camargo a iniciação ao catolicismo e do padre João Soares do Amaral os ensinamentos através de seus sermões, pois o conhecera ainda quando era adolescente e lhe tinha em grande admiração, sua religiosidade sincrética formou-se a partir do catolicismo popular, participando nas Festas em devoção aos santos católicos a que se homenageavam na Casa Grande nos dias sagrados, bem como do aprendizado que adquirira com sua mãe.Desde 1897 iniciara-se no caminho do misticismo, acendia velas, rezava ao pé da cruz e já praticava a cura em algumas pessoas. Em 1905 seguindo seu percurso pela Estrada da Água vermelha, cumpria a sua obrigação junto a Cruz do menino Alfredinho, em casa meditando por volta da meia-noite, percebeu que fenômenos estranhos como murmúrios, luzes, ventos entre outros sinais ocorriam a ele, fazendo-o muitas vezes a ser tomado como louco. Entre as vozes que ouvia, a mensagem para que parasse de beber era clara, uma vez que, segundo a voz que lhe falava o álcool o impedia de receber a missão designada, além de lhe estragar o corpo.


Em 1913 foi processado judicialmente acusado de praticar o curandeirismo. Absolvido e para se proteger de perseguições criou em sua Capela a Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim, reconhecida como pessoa jurídica em fevereiro de 1921. Em 1915, fundou a Corporação Musical São Luís, composta por vinte e oito músicos, sendo muitos deles os que animavam os cordões carnavalescos da nossa cidade, visto que apresentavam –se em festas religiosas e profanas. Seus maestros foram Francisco Dimas de Melo, Salvador Elisário, Pancrácio Inocêncio de Campos, e Avelino Soares.Sua fama percorreu o mundo, foram - lhe dedicadas poesias, composições musicais e desenhos. João de Camargo foi tema de várias dissertações de mestrado, biografado por inúmeros escritores, pesquisadores e historiadores entre eles Antônio Francisco Gaspar, Florestan Fernandes, Genésio Machado, Roger Bastide, José Barbosa Prado, Aluísio de Almeida, Paulo Tortello, Rogich Vieira, Prof. Bene Cleto, Alcir Guedes, Antônio Carlos Guerra da Cunha.Também sobre João de Camargo o jornalista Plínio Cavalcante publicou reportagem na revista semanal O Malho, Rio de Janeiro em 1934 e na Europa o Corriere Dela Sera publicou reportagem em 1922, em 1995 foi publicada sua biografia e um Espetáculo Teatral cujos autores Sônia Castro e Fernando Antonio Lomardo tinham como intenção principal investigar O Homem – João de Camargo. Em 1999 os pesquisadores Carlos de Campos e Adolfo Frioli publicaram o livro “João de Camargo – O nascimento de uma religião de Sorocaba”, sendo o tema principal “o preto velho e bom da Água vermelha” uma vez que, Nhô João foi uma referência de fé popular nesta cidade. Neste mesmo ano o pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro também dedicou-lhe algumas páginas de seu trabalho sobre o Folclore em Sorocaba – Milagres de Nhô João de Camargo.


Após sua morte a Capela Bom Jesus do Bonfim ficou fechada durante cinco anos por questões judiciais, Escolástica do Espírito Santo Maduro, sua ex- mulher apareceu requerendo sua parte no espólio.O túmulo de João de Camargo é uma réplica da Capela Bom Jesus do Bonfim, levantada sob responsabilidade de um de seus devotos, João Massa em 1948. Seu túmulo é visitado por um número incontável de devotos e simpatizantes, principalmente no dia 02 de novembro – Finados .



ORAÇÃO A PAI JOÃO DE CAMARGO




:: Oração ::

Guia Glorioso JOÃO DE CAMARGO, vós que tem a graça recebida de Deus de defender-nos contra o mal, e nos ajuda a receber o bem, peço-vos Senhor, que retire todo mal, que nos tortura, defendei-nos também contra as pessoas que nos desejam mal.Livrai-nos das invejas que nos perseguem em nossos lares e onde estivermos trabalhando.Assim seja com a prece ao senhor JOÃO DE CAMARGO será abençoado por DEUS

JOÃO DE CAMARGO BARROS* 05/07/1858-- 28/09/1942

14 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!!!
Excelente!!!!
Adorei!!!
Eu assisti um filme sobre Jõa de Camargo, o filme se chama Cafundó, muito bom mesmo, recomendo a todos.
Ass Marcelo Arruda

Anônimo disse...

Eu assisti o filme Cafundó e adorei !!!
É muito interessante a história da vida de Nhô João de Camargo pois se dá na mesma época que muitos estudiosos do assunto, acreditam que se tenha dado o inicio da Umbanda, que tem um pouco de Catolicismo, de Kadecismo, de influência dos Cultos Africanos por parte da sua Mãe e foi exatamente assim que se surgiu a Umbanda !!!
A história de nhô João de Camargo só faz mostrar tudo isso !!!Axé !!!
Glauco D'Ogyan eu faço parte do (Culto aos Orixás)

Madeleine disse...

João de Camargo

O que eu poderia dizer dele... É meu protetor, amigo, pai, médico, orientador, mestre. É um Ser de muita luz que transmite e irradia paz para todos os lados, além de seu amor universal. Está sempre pronto para ajudar a quem quer que seja e que esse alguém esteja disposto a ouvir os seus conselhos. Esses conselhos são dados sob a orientação de Nosso Senhor Jesus Cristo baseados no amor e caridade. O filme alusivo à sua vida é apenas uma centelha de seus passos. Não existem palavras que traduzam o AMOR INFINITO que vai no seu coração, para tudo e para todos. Enfim, por mais que eu fale, jamais poderei descrevê-lo na íntegra. Sómente Jesus ...

Marcos José Barros disse...

Assisti hoje no Canal Brasil, "Cafundó". Lindo filme, muito emocionante, que me tocou fundo na alma...me peguei chorando por várias vezes. E a atuação do ator Lazaro Ramos é digna de todos os prêmios possíveis.
e SALVE PAI JOÃO DE CAMARGO!!!

elecir lima disse...

De uma maneira difusa já ouvira falar
sobre esse personagem e não sabia que
ele foi uma pessoa tão rica e iluminada.O filme me mostrou esse homem extraordinário.Foi uma descoberta maravilhosa.

Anônimo disse...

cara vi o filme adorei muito bom naquela epoca ja se encontrava pessoas de um bom coraçao . homem sofrido e disposto a praticar o bem com suas curas vi o filme e procurei na net signficado de seu nome que surpresa, joao de camargo onde estiveres um grande abraço fique sempre em paz e que DEUS lhe guarde amem.

nubia disse...

nao conhecia a historia de joao de camargo acabei de assistir cafundo muito bom

celly disse...

O que dizer de nhô João de Camargo?
Não conhecia sua história, vi semana passada o filme estrelado por Lázaro Ramos, que me passou tanta verdade e me vi admiradora deste ser tão iluminado! Salve Nhô João, grande trabalhador, dos pioneiros na Seara do bem em terras brasileiras!!!

Unknown disse...

adorei a historia de vida sou um seguidor do espiritismo salve todo o povo de umbanda

Unknown disse...

Meus olhos brilham quando vejo a figura deste nosso mestre de grandiosa LUZ, deste espírito que se apresentou com tamanha humildade e caridade em seu coração.
Sou mero grão de areia perante a grandiosidade deste Anjo querido que foi enviado por Deus nosso Senhor.
Peço ao Nhô Camargo que ilumine os nossos corações, nesse tempos tão difíceis, e que o seu amor contagie os corações do povo brasileiro e nos traga a sabedoria para sermos um povo digno de sua Luz.

xman disse...

O filme dele é bom mesmo. Eu recomendo muito para adultos e para as crianças! Pois é muito rico em cultura popular brasileira.

Unknown disse...

Assisti o filme e adorei!!!!
Recomendo a todos, não importa a religião e sim a fé em Deus pai todo poderoso.

Unknown disse...

Um protetor tenho muita fe nele quero conhecer a capela muito em breve eu vou tenho fé

Juninho disse...

olha o filme e um pouco diferente mais poucos detalhes a ser mostrado acabei de assistir o filme agr 22:21 simplesmente amei o filme e esse registro contando a historia de uma grande pessoa q montou uma comunidade nao so de negros e sim uma comunidade onde tds chegam com um problema e sai sem ele amei a historia escrita o filme e logico neh esse figura q ajudou a tds sem pedir um centavo
juninho MG