26 de mai. de 2008

HISTÓRIA DO CABOCLO ARARIBÓIA


A HISTÓRIA DE ARARIBÓIA
Araribóia existiu. Chefe indígena da tribo Temiminó, um grupo Tupi, vivia numa das ilhas da Baía de Guanabara. Ali ostemiminós eram minoria. A tribo Tamoio, com 70 mil índios, dispersa entre a Guanabara e a região onde hoje se localiza a cidade deBertioga (SP), detinha folgada superioridade numérica contra os temiminós, que só contavam com 8 mil cabeças.Os tamoios, liderados pelo chefe Cunhambebe, eram aliados antigos dos franceses, que viviam tentando invadir a Baía deGuanabara. Em 1555, depois de subjugar os temiminós e os portugueses com a ajuda de Cunhambebe, a França passou a dominar aCapitania do Rio de Janeiro.O Reino de Portugal mandou então para o Brasil o terceiro governador-geral da colônia, Mem de Sá, com a missão de retornarao Rio. Selando uma aliança com Araribóia, os portugueses conseguiram. O chefe indígena recebeu como gratidão a sesmaria deNiterói, onde passou a morar, converteu-se ao cristianismo e tornou-se íntimo do governo. Adotou, inclusive o nome do portuguêsMartim Afonso de Souza, donatário do Rio de Janeiro. Morreu em 1574, brigado com Antonio Salema, sucessor de Mem de Sá. O nome indígena Araribóia significa Cobra Feroz ou Cobra das Tempestades.“Araib”, em Tupi, significa “Tempo Mau, Tempestade, Tormenta” e “Bói” significa “Cobra”. Herói de Vária BatalhasEm 1560, a expedição de Mem de Sá foi combater os franceses no Rio de Janeiro. Levava Maracajaguaçu e Araribóia e outrosÍndios Flecheiros do Espírito Santo.No dia 15 de março de 1560, a expedição de Mem de Sá promove um ataque à Ilha Henri e consegue vencer, destruindo oForte Coligny. Derrotados os franceses conseguiram escapar em grande número, refugiando-se no Continente.
O ataque a Ilha Henri está relatado em carta do padre Francês André Thevet na obra “La Cosmographie Universelle", editadaem Paris, França, em 1575. Lá consta referências aos atos de bravura do Índio Fundador da Serra, Maracajaguaçu e de seu filhoAraribóia.Mem de Sá volta a Salvador, na Bahia, a 3 de abril de 1560 e os franceses e Tamoios reagruparam-se e estabelecerampoderosas fortificações na Ilha da Carioca e na Ilha de Paranapuã.Quando Araribóia volta a segunda vez para guerrear contra os franceses e Tamoios, em 1564, está com 40 anos de idade,conforme Luís Carlos Lessa no livro “Araribóia, o Cobra das Tempestades”, publicado pela Editora Francisco Alves do Rio de Janeiro,página 8.Em 1564, com Estácio de Sá, combate na tomada da Fortaleza de Uruçumirim, na hoje Praia da Glória e depois destaca-secomo herói na Batalha de Paranapecu, trecho da Ilha do Governador, que ia da Ponta do Galeão até as Flecheiras.



Reportagem de Eduardo Bueno para a revista Época de 05/07/99

20 comentários:

Anônimo disse...

ELE É MARAVILHOSO....UM GRANDE PAI!

crazy girls disse...

arariboaia é um anjo um espirito mto maravilhoso, so tenho a agradecer

Anônimo disse...

arariboaia é um anjo um espirito mto maravilhoso, so tenho a agradecer

Anônimo disse...

WASHINGTON RELATA:
TENHO ORGULHO EM TRABALHAR COM O CABOCLO ARARIBOIA, É UM DOM DIVINO, FUI PREVILEGIADO.

Anônimo disse...

gosto muito de trabalhar com o meu pai araribóia e tenho orgulho de te um pai como esse

rafaelcorrenabor disse...

o caboclo arariboia e um caboclo maravilhoso

Unknown disse...

Grande responsabilidade ser guiado por uma entidade dessa casa.

Unknown disse...

Grande responsabilidade ser guiado por uma entidade dessa casa.

Unknown disse...

Grande responsabilidade ser guiado por uma entidade dessa casa.

Unknown disse...

Tenho muito orgulho,e me considero um privilegiado por Deus em ser medium do caboclo arariboia.meu muito obrigado por tudo que ele fez por mim e pelos outros tambem.

Unknown disse...

Esclarecedor gostei do texto uma dádiva de Deus trabalhar com o caboclo Araribóia

Tony disse...

Fiquei feliz de ouvir esses depoimentos, tenho comigo o caboclo Araribóia, mas não sou firme na confiança, então não assumo como médium, e fujo da responsabilidade de trabalhar como médium por não ter tanta fé a esse ponto, mas gostei de saber que tem mais irmãos com este caboclo, obrigado.

DEDE SILVA disse...

EU TRABALHO COM ESSE CABOCLO . REALMENTE É UM PRESENTE DE DEUS TE-LO EM MINHA CAMINHADA ESPIRITUAL. SUA BENÇA MEU PAI....

Unknown disse...

ETA caboclo bom

Unknown disse...

ETA caboclo bom

Unknown disse...

Gostaria de saber se o caboclo arariboa tem outro nome no estado do amazonas pois tenho um caboclo chamado arareguaia já procurei e toda vez que coloco o nome dele aparece o seu Araribóia queria muito a imagem do meu caboclo mas as pessoas não conhece

Vinicios de Oyá disse...

Senhor Araribóia é o rei que ilumina a a minha caminhada,levando luz e sua firme palavra de instrução de vida para os necessitados que dele precisam. salve caboclo Araribóia, Salve todos os caboclos e caboclas que assim seja! Okê caboclo!!!

Anônimo disse...

Vc sabee dizer qual as cores do penacho e da guia dele?

Vinicius disse...

ESTE CABOCLO É UM GUIA DE MUITA FORÇA E LUZ, FOI ELE O PRIMEIRO A VIR E AJUDAR NO MEU DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. É UM CHEFE E LIDER E MUITO SÉRIO NO SEU TRABALHO.

Anônimo disse...

O Caboclo Arariboia é o mesmo que Ariboia?